quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Um pouco de humor alivia a tensão (Meu querido ônibus)

Dependendo daquele que você pega, pode ocorrer uma relação de amor ou ódio.De repente somos obrigados a sentar(se possível) tocar, roçar naquela gente estranha.É a hora em que diversos sujeitos de todos os pontos cardeais se unem sem querer por alguns instantes.Pode ser um desmaio, uma briga de casal,comentarios do jogo da noite anterior ou mesmo piadinhas da gorda que acabara de entrar e irá ocupar boa parte do corredor estreito.Já vi de um tudo, desde a tentativa de roubo do meu guarda-chuva até palavrões sendo trocados de uma ponta a outra.O trocador a essa altura já virou teu amigo, pela tua mãe pergunta.




Se o ônibus for aquele de trajeto temido periferia-área nobre, hum... meu caro, só posso lhe desejar boa sorte.Esses geram dúvidas se mais confortável seria ir a pé mesmo.A trilha que embala a viagem é única, são os refrões repetitivos, versos românticos-melosos tocados nas rádios mais toscas.Engraçada também é a artimanha da famosa "traseira", há toda uma preparação, um processo de coragem e rapidez do praticante.Quando ela acontece é impossivel todos não se entreolharem surpresos deixando escapar fiapos de riso.Alguns ironizam:-ESQUECEU O TROCO!! Um dos meus braços já possui até músculo definido, pra você ver que sua academia pode se esconder dentro de um coletivo.É saúde também porque ali você transpira, os membros são exercitados, o corpo todo funciona, é o desafio de manter equilíbrio tanto físico como mental.

Nele testemunhamos a bondade do povo nos guiando quando muitas vezes só temos como ponto de referência o mercadinho do seu Valdir para descer, e vemos sua má educação quando os lugares aos velhinhos, gestantes e deficientes não lhe são cedidos por prioridade.Tem gente de todo jeito.É empresário cheio pose, estudante com suas mochilas gigantes, mas o proletariado é a grande massa.Não há quem nunca tenha provado o gostinho de se aconchegar nesse tranporte universalmente popular, quem nunca tenha levado aquele odor de axilas como lembrança para casa que não sai das tuas narinas.Apesar do aperto, ele é um verdadeiro laboratório humano.Conhecemos cada figura observando sensíveis atitudes.Se você nunca abriu melhor seus olhos para essa experiência, comece.Garanto que há um lado bom, ao menos engraçado, isso é certo.

6 comentários:

Anônimo disse...

Olha não consigo deixar de andar de ônibus. Pra mim o melhor é poder ver as coisas, admirar a paisagem, as pesssoas, lá nunca me sinto só. Tenho carro, mas para certos lugares prefiro ir de ônibus. De carro me estresso mais no trânsito. Ao contrári odem uitos sinto saudades de andar de õnibus. Gostaria que ele andasse por todos os lugares, tivesse rotas alternativas. Lá me sinto gente como os outros, vejo o quanto eu sou limpinho. E o quanto o nosso brasl é bom, mas precisa melhorar ainda mais. Dou um conselho andem mais de ônibus...

Marcelo Melo disse...

Deus me livre...
Quem gosta de andar de ônibus é porque nunca subiu num unifor, paranjana, etc...Onde a única coisa que entra são as pontas dos pés....
Sacrifícios que já estou me acostumando em fazer, mas acho que o que você escreveu surgiu no impulso de minhas manhãs....Nãn, vivo todos os dias esse martírio!

Danilo Castro disse...

Nossa, como o Velasso é Eufêmico... O Marcelo já foi mais realista... Eu, eu ainda não sei o que pôr em letras, mas sei que me sinto desgradavelmente pensativo quando estou num coletivo, principalmente quando o ônibus pára num sinal e um garotão ao lado passa dirigindo. É uma inveja sabe, mas talvez seja mesmo melhor batalhar e conseguir as coisas sozinho do que ganhar tudo de mão beijada...
Gostei de ver como o tom de ironia reinou no seu escrito... Um tom quase machadiano.. rsrsrs

Beijão, Aby!
E que esse Metrofor fique logo pronto pra aliviar essas tensões coletivas em ônibus!
=]

Unknown disse...

kkkkkkkkkkk, adoro comentááários! iaushausahsiu!!
Aby, vc merece até mil parágrafos de elogios, sabia?
aisuhaisuhai, como alguém pode descrever tão bem esse nosso drama, ein? hahahah! adorei a parte do "odor de axila que não sai das nossas narinas.." kkk'
ta de parabéééns, minha floÔr :D !
beiijons

Loreta Dialla disse...

Ônibus é sempre uma experiência avassaladora na vida de alguém.
eu por ex. quase "morri" dentro de um.
Mas... melhor é lembrar que a nossa amizade se dá boa parte dentro de um ÔNIBUS hein aby! rsrsrs.

Bj.
Adorei o post.

carlosvelasso disse...

Querido Castro. Tem dia que tá lotado. Tem dia que tá vago (ô felicidade). Tem dia que vc senta na janela, outro não... assim tb é a vida, Caro! Dias bons e ruins. Não tenha inveja de garotão derigindo carro. E nem resuma a sua vida isso. Um ônibus lotado não pode ser resonsável pela a infelicidade de ninguem... Vc pode lutar pra conseguir ter as coisas... mas sempre vai haver dias ruins e dias bons... "trocar pneu e por ai vaiii". e quanto nosso colega M.S.M, irmão martírio é vc precisar ir para algum lugar e não ter dinherio nem pra pagar a meia de buzão lotado, e pra vc tenho uma boa solução acorda mais cedô vai a pé. Garanto que ascalçadassãomais vagas evc ainda pode desviar o caminho. Abraço a todos.

Jogando palavras,as solto e elas voam